segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TRATAMENTO RESIDENCIAL DE ESGOTO

Quando desenvolvemos um projeto, temos que prever como a construção será usada, onde serão os acessos, iluminação, ventilação, entradas de energia elétrica, gás e água e saída de esgoto.

Nos município onde não há rede pública de esgoto disponível, se faz necessária a construção de um sistema de tratamento individual que chamamos de fossa.

São encontradas em 2 tipos: 

  • ·         Fossa negra: consiste basicamente em um buraco que recebe todo o dejeto de esgoto, a massa se mantém nesse poço enquanto o líquido é absorvido pela terra contaminando toda a região incluindo o lençol freático próximo. Com o uso, essa fossa enche, então, é necessária uma limpeza que pode ser feita por empresas especializadas, mas, na maioria dos casos, os usuários optam por abrir uma nova fossa ao lado contaminando ainda mais o solo.Esse tipo de fossa não é permitido pelas Prefeituras para os projetos regulares, só encontramos esse modelo em obras irregulares.
 
  • ·         Fossa séptica: é um conjunto de tratamento de esgoto, composto por uma caixa de passagem e decantação, filtro e sumidouro ou vala de infiltração(ver desenho).


A fossa séptica é mais indicada pois não contamina o solo e o resíduo do sumidouro pode ser utilizado como adubo para plantas ou absorvido pelo solo.

Veja a construção de uma fossa séptica passo a passo.

Cavar o terreno para instalação dos tubulões


Tubulões para fossas


Colocar os tubulões com cuidado, de forma que fique em nível 
Dica: cada tubulão de decantação atende uma família de 3 pessoas aumentar 1 tubulão para cada 2 pessoas, o filtro e o sumidouro se mantem na mesma quantidade

Impermeabilizar os tanques de decantação e filtro, não esqueça as tampas

 

Após encanamento, faz-se o filtro, sendo que colocamos uma camada de pedra para dar um espaço entre a primeira  tela, acima da saída dos efluentes, 

 Em seguida coloca-se a tela e na sequencia a  pedra brita 2 ou 3. uma camada de aproximadamente 30cm e em seguida a pedra brita 0 ou pedrisco.  

Mais uma tela e em seguida a areia grossa.
 


Feche os tanques, tenha certeza de que está bem selado com argamassa.

Nos tanques de decantação é necessário um respiro.

No sumidouro não colocamos fundo nem impermeabilização, somente pedra para facilitar a infiltração. 

Depois de fechado pode ser coberto com terra e grama ou piso de concreto conforme a necessidade do projeto.


Nas áreas rurais deve-se colocar uma inspeção antes da entrada do esgoto onde coloca-se uma mistura de 50% de água e 50% de esterco bovino para auxiliar na decomposição. Mas também encontramos no mercado uma enzima química, em forma de pastilhas, que fazem o mesmo efeito. É colocada diretamente pela descarga do vaso sanitário.

 Espero que tenha esclarecido um pouco,  atualmente a fossa séptica faz parte de quase todos os meus projetos, mas como arquiteta urbana, que era... fiquei perdida quando surgiu o primeiro projeto de casa de campo.